“Estamos a recolher análises das torres de refrigeração e das águas de consumo”, diz governante sobre a legionela

0
1090

Devido ao surto de legionela nas zonas de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos, o secretário de estado adjunto e da saúde afirmou esta quarta-feira que estão a ser realizadas colheitas de água. Para já, porém, não se comprometeu com prazos ou medidas preventivas.

“Sabemos que a fonte deste surto é a faixa litoral Vila do Conde-Matosinhos-Póvoa de Varzim. Estamos a recolher análises de água das torres de refrigeração e de diferentes espaços, das águas de consumo, bem como também das secreções de doentes para verificar se as estirpes de legionela são as mesmas ou não”, adiantou António Lacerda Sales.

“As colheitas estão a ser direcionadas para o Instituto Nacional De Saúde Dr Ricardo Jorge e, depois, tiraremos as nossas conclusões”.

Questionado sobre se haverá medidas preventivas, como por exemplo encerrar fábricas, respondeu: “Estamos ainda numa fase inicial” .

Nesta altura, na região, há cerca de 40 pessoas internadas, sendo que 16 estão no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim. Desde o início do mês já houve 7 mortes.