“Estamos aquém dos nossos compromissos ambientais”, defende Aires Pereira

0
86

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acredita que “estamos aquém dos nossos compromissos ambientais”. Na sessão plenária do Comité das Regiões Europeu, Aires Pereira defendeu que apesar de “intervenções magníficas com soluções fantásticas”, o mundo “está pior e não conseguimos inverter o plano inclinado em que estamos a exercer a nossa atividade”.

Na sua intervenção, o autarca referiu que “a Europa contribui com cerca de 10% da emissão [global] de gases com efeito de estufa”. De acordo com o Relatório Especial 15/2024 do Tribunal de Contas Europeu, publicado em outubro, “atualmente, a União Europeia produz menos de 7% das emissões mundiais” de gases com efeito de estufa.

“Quer isto dizer que se os 400 milhões de europeus desaparecessem, o mundo não mudaria a sua rota a caminho da tragédia”, disse Aires Pereira, que acha “que é bom que reflitamos todos em conjunto se este é o caminho que continuamos a pretender para o futuro, sob o ponto de vista de pormos mão naquilo que são as alterações climáticas”.

Partilhando a sua intervenção do Comité das Regiões, o edil afirmou nas redes sociais que “importa deixar os falsos otimismos de lado e encarar o problema de frente: estamos aquém dos nossos compromissos ambientais”, acrescentando que “ainda nos falta muito caminho para podermos garantir que deixamos um Planeta sustentável, seguro e verde para as próximas gerações. Na Póvoa de Varzim, estamos a fazer a nossa parte”.