Um grupo de seis alunos da EB 2,3 Cego do Maio participou, entre 18 e 24 de novembro, num programa Erasmus que os levou até aos Países Baixos. Esta foi a primeira mobilidade realizada no âmbito da acreditação Erasmus, com selo válido até 2027, concedida ao Agrupamento de Escolas Cego do Maio.
O grupo foi acompanhado pelo diretor, Arlindo Ferreira, pela coordenadora do projeto Erasmus no Agrupamento, Ana Ribeiro, e pela docente Mónica Brandão.
Durante a semana de mobilidade, os estudantes mergulharam na cultura holandesa, participando no programa ‘READventure’, centrado na leitura do livro ‘Diário de Anne Frank’. Nos Países Baixos, visitaram locais históricos como o Museu da Casa de Anne Frank e o Monumento Nacional Oranjehotel, bem como um bunker construído em 1942 por prisioneiros de guerra holandeses e o Atlantikwall Museum Scheveningen.
“As discussões sobre temas como medo, esperança, fé e patriotismo, relacionados com injustiça, opressão e decisões cruciais, promoveram a reflexão crítica e a consciência sobre a tolerância e o respeito mútuo”, refere a Escola.
Os alunos puderam também vivenciar o quotidiano e a cultura local, ao serem acolhidos por famílias holandesas. “Esta experiência Erasmus proporcionou, mais uma vez, aprendizagens significativas, intercâmbio cultural e reflexão sobre questões sociais cruciais”, segundo a Cego do Maio.
A próxima fase do projeto consiste na visita à escola poveira de 15 alunos holandeses, em maio de 2024, para explorar o ‘Conto da Ilha Desconhecida’ de José Saramago.