No arranque do próximo ano letivo, os alunos do 3.º Ciclo (7.º ao 9.º) e do Secundário (10.º ao 12.º) serão testados à covid, independentemente do seu estado vacinal. Serão também testados, os trabalhadores das escolas, pessoal docente e não docente, desde o pré-escolar até ao Secundário.
Em comunicado, o Ministério da Educação (ME) informa estar a operacionalizar a medida, tendo sido definidas três fases para o rastreio. Entre 6 e 17 de setembro os testes abrangem pessoal docente e não docente; e entre 20 de setembro e 1 de outubro os alunos do Secundários. Os dos 3.º Ciclo serão rastreados entre os dias 4 e 15 de outubro. Vacinados ou não, todos serão testados.
Na mesma nota o ME, refere o “sucesso da estratégia nacional de testes para SARS-CoV-2 (…) justificam a realização destes testes rápidos de antigénio, para a proteção da Saúde Pública na comunidade de escolar”. A despesa deste programa foi ontem aprovada em Conselho de Ministros.
Posto isto, ao contrário de março passado, aquando da reabertura das escolas após confinamento, a campanha de testagem irá, agora, abranger os alunos do 3.º Ciclo, que começaram já no passado fim de semana a serem imunizados contra a covid.
Até ao próximo dia 1 de setembro as escolas irão receber as orientações para o ano letivo que arranca entre os dias 14 e 17. Segundo a ministra Mariana Vieira da Silva vigorarão as mesmas regras, com “adaptações residuais”. Desconhecendo-se, ainda, se o princípio de enviar toda uma turma para isolamento profilático aquando de um caso positivo, se manterá.