Desde segunda-feira e durante as próximas quatro semanas, a Cividade de Bagunte será alvo de mais uma campanha de escavações arqueológicas. Os trabalhos estão a ser desenvolvidos pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, com o apoio da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada e da APPA-VC.
A Cividade de Bagunte é um Monumento Nacional desde 1910 e trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica. Os trabalhos já executados permitem antever as descobertas de importantes estruturas arqueológicas, que fornecerão novos dados para a compreensão da evolução do povoado e do modo de vida dos seus habitantes, numa área que nunca foi intervencionada arqueologicamente.
Nas escavações estão envolvidos cerca de dezena e meia de estudantes de arqueologia das Universidade do Porto e Coimbra, pelo que naturalmente no grupo estão também alunos naturais de Vila do Conde, bem como de concelhos limítrofes. Para muitos dos estudantes, esta será a sua primeira experiência no terreno, sendo que para outros será um complemento da fase final da sua formação académica.