Estudo do PS/Póvoa sobre E54 defende espaços verdes, mobilidade e participação dos cidadãos

0
1420

A Concelhia da Póvoa de Varzim do Partido Socialista afirma que “é impreterível repensar a proposta de Plano de Pormenor e convidar os poveiros e os clubes interessados a discutir livremente e de forma informada o futuro daquela zona da cidade”.

Por isso, divulgou na quarta-feira um documento de ‘Apreciação Política da Proposta de Alteração do Plano de Pormenor PPZE54 | Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim’, no qual apresenta “um cuidado e profundo estudo técnico e político” sobre a zona que envolve a Praça de Touros, as instalações do Varzim SC e do Clube Desportivo da Póvoa.

O documento, de 26 páginas, conta com propostas, “cenários e soluções alternativas” ao programado pela Câmara Municipal da Póvoa. O objetivo do PS é que “a alteração ao Plano de Pormenor seja repensada”.

Porque “ser oposição não é ser contra, mas defender convicções”, como se lê no documento, o PS defende que o processo seja parado “por tempo a definir”, sentando “à mesa a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal e os diretamente interessados” a discutir o plano.

Para o Plano de Pormenor, um “instrumento urbanístico da maior importância, as propostas do PS passam, nomeadamente, por três hipóteses principais “para reflexão e análise”. Na primeira, seria mantida a Praça de Touros, requalificada e adaptada, bem como o requalificado Estádio do Varzim e as instalações do CDP, admitindo a eventual construção de uma unidade hoteleira. O campo de treinos do Varzim seria adquirido pelo Município e transformado num espaço verde.

Na segunda e terceira, a solução seria idêntica à apresentada agora pela Câmara. A diferença, na segunda hipótese, seria a deslocalização do Estádio do Varzim (a decidir pelos sócios) e adquirição do terreno pela Câmara Municipal, para utilização do público em geral; na terceira, a Praça de Touros seria demolida e criada uma praça com espaços verdes.

O CDP “poderia manter as instalações” nos seus terrenos, “ficando a possibilidade de as vir a reconfigurar e a atualizar de acordo com o interesse e a capacidade de investimento do clube, apoiado pela Autarquia”.

O PS mostra-se, também, contra a construção da Póvoa Arena. Por outro lado, concorda com a reestruturação viária do local, e prioriza “a habitação, a mobilidade e os espaços verdes”, bem como “serviços que sirvam o dia-a-dia dos Poveiros”.

Notícia completa na edição de 12 de janeiro do MAIS/Semanário