Uma exposição com o tema ‘50⁰ aniversário do 25 de Abril. Abril é mais futuro’ está aberta ao público até 19 de outubro, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. A organização, a cargo do PCP, contou na abertura, na sexta-feira, com a presença de Pedro Guerreiro, membro do Comité Central do partido.
“A Revolução de Abril é um marco maior na história de Portugal, uma realização da vontade do povo, uma afirmação de liberdade, de emancipação social, de soberania e independência nacional”, indica o partido, lembrando a “luta de resistência antifascista” encetada pelos “trabalhadores, o povo, milhares de democratas e patriotas”, e assumindo “papel destacado o PCP e sucessivas gerações de militantes comunistas”.
De acordo com o partido, “a vitória sobre o fascismo, desencadeada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) em 25 de Abril de 1974, tornou-se possível em resultado dessa luta de resistência que juntou o movimento operário, os intelectuais, o movimento juvenil e estudantil, o movimento democrático, a luta contra a guerra colonial”.
A exposição mostra, através de painéis explicativos, a história do 25 de Abril e o envolvimento do PCP na luta contra a ditadura.