A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto está a albergar, até ao dia 14 de novembro, a exposição ‘Agustina Bessa-Luís e a Póvoa de Varzim’. A mostra “dá a conhecer a vida e a obra desta grande escritora, assim como a diversificada documentação existente sobre os episódios mais relevantes da sua ligação e história, em vida, com o nosso concelho”, diz a Câmara Municipal.
A exposição está inserida nas celebrações do centenário de Agustina, celebrações essas que foram iniciadas no sábado, com o descerramento de uma placa evocativa na Villa Myosotis. A casa, na Avenida Mouzinho de Albuquerque, foi o lar de Agustina durante alguns anos da sua adolescência.
Na altura, o vice-presidente da Câmara, Luís Diamantino, adiantou que “vamos ter vários outros atos, na Póvoa, Vila do Conde, Esposende, Amarante, Porto e Vila Real. Iremos ter alguns momentos muito importantes dessa programação das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís, para além da exposição [pela qual] a Póvoa é responsável em parceria com o Instituto Camões, uma exposição que irá percorrer todas as terras que falei e também outras”.