Exposição “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2023” apresenta temas da atualidade

0
372

No dia 7 de setembro, sábado, o Auditório Municipal de Vila do Conde acolhe a inauguração da exposição “Transversalidades – Fotografia Sem Fronteiras 2023”, às 16 horas.

Esta exposição junta os portfolios premiados da 12ª edição do concurso, que anualmente, o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, com o apoio do Foto VC e do Município de Vila do Conde.

O júri premiou 19 dos mais de 600 concorrentes de 70 países de todos os quadrantes do globo. O fotógrafo alemão Arez Ghaderi foi o grande vencedor com o portfolio intitulado “On the way to Italy”, um conjunto de imagens que ilustram a saga da travessia marítima de imigrantes africanos rumo à Europa.

A mostra está organizada em torno dos 4 temas do Concurso: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização e Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social. Nesta edição, foram galardoados fotógrafos de 14 nacionalidades: Portugal, Moçambique, Alemanha, Vietnam, Estados Unidos, Indonésia, Espanha, Irão, Argentina, Turquia, Brasil, Afeganistão, Coreia do Sul e Peru.

O projeto “Transversalidades – Fotografia Sem Fronteiras” teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia, para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas.

“Transversalidades – Fotografia Sem Fronteiras 2023” vai estar patente no Auditório Municipal de Vila do Conde até ao dia 4 de outubro.