Faleceu antigo presidente da Cooperativa da Póvoa que exerceu funções durante 15 anos

0
3258

António Gonçalves Casanova, antigo presidente da Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, morreu na terça-feira aos 84 anos de idade.

Natural da freguesia de Beiriz, António Casanova trabalhou sempre na atividade da pecuária e esteve por duas vezes na liderança da Cooperativa, primeiro entre outubro de 1974 e junho de 1979. Assumiu o cargo com 37 anos de idade, numa altura em que existia o antigo Grémio da Lavoura.

Mais tarde, em maio de 1985 regressou à presidência da Cooperativa da Póvoa, em que esteve à frente da instituição durante mais 10 anos.

À revista dos 70 anos da Cooperativa da Póvoa, publicada em finais de 2018, António Casanova disse que “quando cheguei à Cooperativa, ainda só havia o posto de venda de leite pasteurizado fornecido pela AGROS, que na altura se chamava União das Cooperativas”. “Esse ponto ficava numa das esquinas junto ao Cine-Teatro Garrett”. “A sede era perto do Mercado Municipal, e havia um armazém em Amorim”.

Foi aquando da sua segunda passagem como presidente da Cooperativa que foi implementado o sistema de contraste leiteiro, que passava pela avaliação da quantidade e qualidade do leite produzido por cada um dos animais, situação realizada de forma gratuita para os associados.

O funeral de António Casanova realiza-se esta quinta-feira, pelas 16h30, na Igreja Paroquial de Beiriz. À família enlutada, o MAIS/Semanário apresenta sentidas condolências.