Faleceu José Azevedo antigo presidente da Câmara e homem da cultura da Póvoa de Varzim

0
4240

Faleceu ao início da manhã desta segunda-feira José Azevedo, aos 88 anos de idade, o antigo presidente da Câmara da Póvoa de Varzim entre 1978 e 1980. A notícia foi partilhada nas redes sociais pela Confraria dos Sabores Poveiros, da qual José Azevedo era Grão-mestre fundador. O Funeral está marcado para terça-feira às 14 horas na Igreja Matriz.

Antigo funcionário da Marinha, José Azevedo foi um poveiro que se dedicou à história da Póvoa de Varzim. Foi escritor, jornalista, dinamizador cultural com a criação de peças de teatro, entre muitas outras atividades ligadas à cultura local.

A 31 de maio de 2019, na véspera do seu 84º aniversário, José Azevedo lançou o livro, ‘Cego do Maio: uma vida a salvar vidas’, obra dedicada ao bicentenário do nascimento de Cego do Maio. Na altura disse:Fui convidado a escrever a sua biografia. De princípio hesitei, depois aceitei o desafio. Tive a sorte de nascer e viver bem perto da casa onde viveu e morreu o Cego do Maio”.

Entre muitos reconhecimentos e distinções, José Azevedo foi agraciado pela Marinha Portuguesa em janeiro de 2018, com a Cruz Naval 1ª Classe pela “elevada competência, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais”.

Na entrada do edifício do Mercado Municipal, a Câmara descerrou em junho de 2019, uma placa com o seu nome. Nessa data, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, afirmou que José de Azevedo “está no coração de todos os poveiros pelo seu serviço em prol da cultura da cidade” e que, também por este motivo, entendeu o Município dedicar as obras de requalificação do Mercado ao autarca que presidia a Câmara quando foi decidida a construção daquele espaço.

Muito há a escrever sobre este grande cidadão poveiro e da sua participação cívica na sociedade poveira, com o qual pela nossa Amizade e colaboração na imprensa local, nos aproximou. Paz à sua alma. À família, o MAIS/Semanário apresenta os mais profundos sentimentos.