Fernando Tordo em Vila do Conde nas celebrações do 25 de Abril

0
1360

A Câmara Municipal de Vila do Conde divulgou o programa dos 48 anos da Revolução de Abril, que inclui cinco dias de comemorações. Segundo o Município, o programa “pretende promover, de uma forma abrangente e transversal, os ideais de Abril, bem como evocar registos e memórias a eles associados”:

As celebrações iniciam no dia 23 de abril, sábado, com a apresentação do livro ‘Não me tapes o caminho em frente, mesmo que não vá dar ao futuro’ e conversa com Fernando Tordo. A sessão está marcada as 17h, no Teatro Municipal, e tem entrada livre.

À noite, pelas 21h30, o cantor volta ao Teatro Municipal para o concerto ‘Ary dos Santos – as histórias das canções’. Os bilhetes custam 15 euros e estão à venda na bilheteira do Teatro e Auditório Municipal ou na bilheteira online.

No dia seguinte, 24 de abril, realiza-se no Largo dos Artistas a intervenção artística coletiva ‘A Expressão da Liberdade’, às 23h. Participam Alexandre Sá, João Pedro Azul e Pedro Cardoso, Ana Catarina Silva e Júlia Rodrigues, Ana Deus e Eleonor Picas, Bardos de Mindelo (Ricardo Santos, Joana Silva e João Nuno Henriques), Deslize da Primavera (Dulce Moreira e Miguel Rodrigues), Ianina Khmelik, Isaque Ferreira, e João Rios.

Entoação de ‘Grândola, Vila Morena’ pouco depois da meia-noite

A programação para o Dia da Liberdade, 25 de abril, inicia 20 minutos depois da meia-noite, também no Largo dos Artistas, com a entoação coletiva de ‘Grândola, Vila Morena’. Às 10h, têm lugar as cerimónias oficiais do 48º aniversário da Revolução do 25 de abril, na Praça Vasco da Gama, e às 12h serão invocados os vilacondenses mortos em combate na guerra colonial, junto ao monumento dos ex-combatentes, no Cais dos Assentes.

Em paralelo, às 10h30, realiza-se uma prova de atletismo inter-freguesias nas ruas da cidade, que parte e termina junto ao Tribunal, na Avenida Dr. João Canavarro.

Na sexta-feira da próxima semana, pelas 21h30, Dulce Maria Cardoso dirige a conferência ‘A minha revolução’, na Biblioteca Municipal. A entrada é livre, mediante inscrição prévia e obrigatória através do email biblioteca@cm-viladoconde.pt ou 252 240 040.

A encerrar a programação, no dia 30 de abril, sábado, há o lançamento editorial de ‘De passagem, Moçambique 1970-1973’, de Mário Martins, com a presença de Maria José Lobo Antunes, na Biblioteca Municipal. A entrada também é livre, mas continua a ser obrigatória a inscrição através dos meios mencionados.