Festa e cultura na inauguração do restauro dos moinhos em Navais (fotos)

0
3073

Um cortejo etnográfico, com início no Largo da Igreja de Navais até aos moinhos de vento dos Junqueiras, animou este domingo a freguesia de Navais, num dos atos do programa que ao longo do fim de semana assinalou a recuperação dos imóveis.

O cortejo, que teve como finalidade simular o transporte do milho, trajes, músicas, com animais, carroças, e afins, contou com a participação dos componentes do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, do Rancho Folclórico de Navais e de vários grupos associativos da Estela.

Depois, junto aos moinhos, o padre António Pedro Amorim e na presença de vários autarcas benzeu a recuperação dos edifícios.

No final, na zona dos moinhos, o Grupo Cultural Recreativo Aguçadourense interpretou a peça ‘Revolta da Morena’, que fala sobre a separação de Aguçadoura da freguesia de Navais há dezenas de anos atrás, num momento cultural que mereceu o aplauso de centenas de pessoas que se associaram ao evento. O dia terminou com um arraial popular, onde não faltou a dança, música e petiscos.

Iniciativas assinalam reabertura dos moinhos

Na passada sexta-feira foi inaugurada uma exposição na sede da Junta da Estela sobre D. Daniel Junqueira que tem laços familiares aos proprietários – foi o seu tio José Gomes Junqueira que, em 1906, adquiriu os moinhos de areia para edificação dos moinhos de vento, em Navais. A mostra estará patente durante duas semanas.

No sábado à noite decorreu uma tertúlia na sede da junta em Aguçadoura, sobre as vivências e memórias dos moinhos. Fotos José Alberto Nogueira.