As Festas em honra de Nossa Senhora das Dores estão prestes a ter início. Organizadas pela Confraria de Nossa Senhora das Dores, as festas decorrem na Póvoa de Varzim entre 14 e 23 de setembro.
No primeiro dia das Festas, um domingo, às 10 horas, a abertura das festas vai fazer ouvir-se com o repique dos sinos. Em seguida, celebra-se a missa dominical com cânticos pelo Coro de N.ª Sr.ª das Dores. Ao final da tarde, pelas 18h30, terá início o Septenário de N.ª Sr.ª das Dores. Os sermões estão a cargo do padre Nuno Ventura, Missionário dos Passionistas.
Às 10 horas do dia 20 de setembro, sábado, volta a soar o repique de sinos. À noite, pelas 22 horas, a festa arranca com o 1º Arraial Noturno e a atuação do conjunto ‘Banda Kontalento’.
No dia 21 de setembro, domingo, às 10 horas, o repique dos sinos volta a acordar a cidade e, uma hora mais tarde, celebra-se a missa solene com sermão. Às 16 horas sai à rua a grandiosa procissão de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo prior da Matriz, o padre Avelino Castro, com acompanhamento da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e a Banda Musical da Póvoa de Varzim. O encerramento será feito com a bênção do Santo Lenho.
A procissão irá passar pela Rua Dr. Fernando Barbosa, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre (Cego do Maio), Avenida dos Banhos, Rua Elias Garcia, Rua António Graça e Avenida Mouzinho Albuquerque, terminando no Largo das Dores.
À noite, a festa continua com o 2º Arraial Noturno e a exibição dos Ranchos Folclórico de São Pedro de Rates e Tricanas do Cidral.
No dia 22 de setembro, segunda-feira, é possível visitar a partir das 9 horas a tradicional Feira da Louça, e no dia 23, terça-feira, decorre a cerimónia do Beija-Mão da Senhora, entre as 16 e as 23 horas.