Festival de Música da Póvoa reforça laços com o MAPADI (fotos)

0
1178

A 10 de julho, teve lugar um concerto especial na sede do MAPADI, promovido pelo Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), ainda antes do arranque oficial da 47.ª edição. O concerto contou com a participação da Orquestra de Cordas da Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV), sob a direção do professor Tiago Carriço, e com a colaboração dos docentes Vânia Oliveira (viola d’arco) e Paulo Veiga (trompete). O programa incluiu obras do repertório clássico, culminando com temas icónicos associados às festas de S. Pedro, para gáudio do público.

Integrada nas manifestações paralelas do FIMPV, a iniciativa exemplifica o esforço do festival em alargar a sua presença a novos espaços da cidade, reforçando os laços com a comunidade. Para além de “oferecer palco” a jovens músicos poveiros e outros talentos emergentes, o festival procurou aprofundar o envolvimento com instituições locais e explorar novas formas de participação e inclusão.

No final, Andrea Silva, vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, sublinhou a importância deste movimento de aproximação: “O Festival saiu das suas portas nos últimos anos e aproximou-se da comunidade. O festival ganhou e a cidade também”. Já António Ramalho, presidente do MAPADI, destacou “a importância deste tipo de iniciativas para a inclusão de jovens que merecem ser acarinhados e inseridos por mérito próprio na comunidade”, agradecendo a disponibilidade e sensibilidade de Raúl da Costa e de toda a equipa do festival.

Por sua vez, Raúl da Costa, diretor artístico do FIMPV, reforçou que “estes concertos vão muito para além da promoção da carreira dos jovens músicos.” Para o pianista, “a música tem um impacto profundo na formação artística, mas também no bem-estar emocional, especialmente em contextos onde é ainda mais necessário. Esta parceria com o MAPADI é, por isso, particularmente significativa para todos nós. Estamos muito contentes e orgulhosos com a alegria e envolvimento de todos”.