Festival Internacional de Música da Póvoa abre com conferência no Garrett nesta sexta-feira

0
1826

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) vai, mais uma vez, encher de música o concelho entre os dias 7 e 29 de julho. A primeira intervenção desta 45ª edição do FIMPV será uma conferência às 21 horas desta sexta-feira (7), no Cine-Teatro Garret, com o musicólogo Rui Vieira Nery e Rodrigo Teixeira ao piano.

Seguem-se, até ao final do mês, vários concertos no Garrett, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates e na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. Nesta edição, esperam-se várias estreias – incluindo a absoluta do recém-criado Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, com direção de Nuno Coelho e a violinista Byol Kang.

Para além desta estreia absoluta, o FIMPV inclui várias estreias em Portugal. É o caso do concerto de 14 de julho, às 21 horas na Igreja Matriz, com o agrupamento vencedor de um Grammy ‘Vox Clamantis’, sob direção musical de Jaan-Eik Tulve. O concerto constitui uma encomenda que o Festival fez ao compositor ucraniano Valentyn Silvestrox.

De destacar também o concerto de abertura, marcado para as 21 horas de dia 8 de julho, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, com a soprano e harpista Arianna Savall, o tenor Petter Udland Johansen, e o agrupamento musical ‘Hirundo Maris’.

A nível de estreias, destaque ainda para os concertos da pianista e soprano Rachel Fenlon (13 de julho, 21 horas, Cine-Teatro Garrett), do quarteto de flautas de bisel ‘Woodpeckers Quartet’ (19 de julho, 21 horas, Igreja Românica de Rates), do pianista Zoltán Fejérvári (22 de julho, 21 horas, Cine-Teatro Garrett), e da Orquestra Gulbenkian, sob direção musical de Valentyn Uryupin com a pianista Viktoria Postnikova (29 de julho, 21 horas, Cine-Teatro Garrett).

Os bilhetes para os concertos já estão à venda no Cine-Teatro Garret e na Bilheteira Online (BOL), por 5 euros por espetáculo ou 40 euros o passe geral. A programação completa pode ser consultada no site do Festival.