A cooperativa cultural A Filantrópica acolheu no sábado à tarde a inauguração da exposição coletiva «EÇA – 26 anos depois: visões, património, ficções». Estará patente ao público até ao dia 26 de julho, todos os dias das 15h às 19h.
Ana Romero, curadora da exposição, explica que a mesma teve a sua primeira edição há 26 anos e que a segunda era para ser inaugurada em novembro, nos 175 anos do nascimento de Eça, mas depois a pandemia não permitiu. A exposição acontece agora no dia 26 e com outros tantos artistas, incluindo o próprio Eça que também está representado. “Nas nossas pesquisas descobrimos um livro chamado Eça de Queirós em Casa e vimos que ele fazia caricaturas dele e dos amigos dele. Conseguimos autorização e trouxemos essa imagem”.
A curadora conta ainda que há também uma artista que participou na primeira exposição há 26 anos, o Guilherme Maio, e que agora repete a presença.
O presidente do conselho de administração de A Filantrópica, Luís Alberto Oliveira, lembrou qa cooperativa já fez ao longo do tempo várias atividades relacionadas com o Eça, incluindo um passeio a nível nacional por todos os sítios onde o escritor viveu. Esta exposição é agora “uma homenagem” ao conceituado autor natural da Póvoa de Varzim.
A terminar esta inauguração, Ana Paula Mateus, professora da Escola Secundária Eça de Queirós, leu um texto sobre a estátua de Eça. Entre os artistas plásticos, nota ainda para Isabel Lhano, Maria Carmo Vieira ou Carlos Góis Pino.
Visita à Igreja da Lapa
A Filantrópica vai promover uma visita à Igreja de N.ª S.ª da Lapa no dia 3 de julho, sábado, às 09h30. A convidada desta sessão é Deolinda Carneiro, responsável pelo museu da Póvoa de Varzim.
As inscrições para esta rubrica intitulada ‘Igrejas da Póvoa – Testemunhos de uma religiosidade’ podem ser feitas através do contacto 936 713 580.
Nova rubrica ‘Latitudes’ a 9 de julho
A Filantrópica tem uma nova rubrica que se designa por ‘Latitudes – Palavras que nos ensinam’. A mesma “procurará trazer ao auditório temas com profundidade, preferencialmente com importância local”.
A sua primeira edição vai ocorrer no dia 9 de julho, às 21H30, na Galeria de Artes e Letras, tendo como convidada Maria de Jesus Rodrigues, que apresentará «Póvoa de Varzim: a evolução do porto e as suas consequências político-administrativas».
A participação carece de inscrição, mediante o pagamento de uma taxa simbólica de 1 para sócios e 2 euros para público em geral, sendo limitado o número de lugares. Inscrições no site ou através de 936 713 580.