Flávio Gonçalves adere a Rede de Escolas de Amor e realça importância dos afetos (fotos)

0
2812

A Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves assinou, na manhã desta sexta-feira, o protocolo de adesão à Rede de Escolas de Amor. Esta rede visa desenvolver iniciativas que promover o amor e a amizade nas escolas.

No âmbito da adesão, foi também hasteada a bandeira do projeto, numa cerimónia que reuniu o promotor da iniciativa, César Carvalho, a diretora da Flávio Gonçalves, Luísa Gomes, o vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e vereador da Educação, Luís Diamantino, que apadrinha a iniciativa juntamente com a diretora do Festival Literário Correntes d’Escritas, Manuela Ribeiro, e outros padrinhos da Rede.

“É preciso sensibilizar as populações mais novas para a paz e tolerância”, disse Luísa Gomes. A diretora citou também Eugénio de Andrade, ao recitar versos do poema ‘Urgentemente’: ‘É urgente o amor”, leu, “É urgente inventar alegria, / multiplicar os beijos, as searas, / é urgente descobrir rosas e rios / e manhãs claras’.

Luís Diamantino incentivou a “corrente de amor”, dizendo que “cada um de nós pode mudar o mundo com gestos de afeto, de amor”.

Já César Carvalho indicou que “devemos ter atenção, procurar situações que nos façam bem, mas ter atenção às coisas más, agir e fazer o ‘bolo do amor’”. Mais indicou que a Rede de Escolas de Amor conta com 10 escolas inscritas “e outras tantas a querer entrar”.

A cerimónia contou ainda com uma atuação de dança, por um grupo de 4 alunos, e a interpretação do tema ‘Para os Braços da Minha Mãe’ por uma aluna.

A Rede de Escolas de Amor é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, de Armamar. Para além de Luís Diamantino e Manuela Ribeiro, a Rede de Escolas de Amor é apadrinhada por personalidades como Tarantini, jogador de futebol, e Pedro Abrunhosa, cantor e compositor, entre outros.