A navegação está interdita no interior do Porto da Póvoa de Varzim nos dias 15 e 16 de agosto, entre as 00h e a 01h, devido aos espetáculos de fogo de artifício piromusicais das festas da Senhora d’ Assunção, informou através de um aviso o capitão do Porto, Ferreira Teles.
O lançamento dos fogos de artifício será realizado a partir plataformas fundeadas entre o cais de receção da Marina e a boia nº 5, pode ler-se no aviso.
As Festas da Senhora d’ Assunção decorrem no próximo fim de semana, com destaque para a transmissão em direto pela RTP1 da missa de 15 de agosto, que terá lugar ao ar livre, no Largo António Nobre, ao lado da Igreja da Lapa.
A solenidade está marcada para as 10 horas do feriado nacional, e será presidida pelo arcebispo bispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, no âmbito das comemorações dos 250 anos da construção da Igreja da Lapa.
Para esse mesmo dia, e após dois anos de ausência das ruas da cidade poveira, sairá às 16 horas, a imponente procissão em honra da Senhora d’ Assunção, com 10 andores e centenas de figurantes.
As Festas d’ Assunção, conhecida como a padroeira dos pescadores, já começaram a 6 de agosto com uma girândola de foguetes e uma missa, seguido da novena ao longo da semana.
Para a noite de 14 de agosto, no Largo António Nobre terá lugar um espetáculo de folclore com a atuação do Rancho Poveiro, Tricanas da Lapa, Estrela do Norte e Tricanas da Lapa. No dia seguinte, feriado, junto à igreja irá atuar o cantor Zé Amaro.