Foi inaugurada, no primeiro dia de maio, a Biblioteca de Árvore, localizada no edifício sede da junta de freguesia. É uma “aspiração antiga” da freguesia do concelho de Vila do Conde que agora se vê realizada, explica um comunicado de imprensa enviado pela junta de freguesia.
A inauguração contou com a presença de Salazar Ribeiro, historiador, geógrafo e mestre em História da Arte, que é o “contribuinte principal do acervo doado, conjuntamente com outros ilustres arvorenses”. Antes da cerimónia, o convidado protagonizou uma palestra que se debruçou sobre “temas históricos, demográficos, sociais e de património arquitetónico e religioso da freguesia de Árvore”.
Estiveram também presentes o vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila do Conde, Paulo Vasques, o presidente da Mesa da Assembleia de Árvore, José Mário Martins, e o presidente da Junta de Freguesia de Árvore, Carlos Correia.
A Biblioteca de Árvore é composta por livros que abrangem temas como a História de Portugal, da Expansão Ultramarina e Descobrimentos Portuguesas, a História Militar de Portugal, História das Épocas Medieval, Moderna e Contemporânea, Atlas e Geografia, História Universal, da Arte, do Porto, Filosofia, Monumentos, Museus e Património Religioso, Guias de Viagem, para além de “inúmeros e variados livros de aventuras, romances, hagiografia, juvenis e infantis”.
Os livros estão agora disponíveis “para consulta quer localmente, quer no domicílio, após registo prévio e por tempo a definir”, explica a junta de freguesia.