Frio: Aviso vermelho do IPMA com risco de queda de neve na região Norte

0
572
Foto: Porfírio Rodrigues

A Depressão Ingrid vai continuar a afetar o norte do país nos próximos dias, com aviso vermelho para a Póvoa de Varzim e Vila do Conde entre a madrugada de sexta‑feira e a manhã de sábado, informou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O anterior aviso estava no laranja e agora passou para o mais grave de acordo com a entidade climatérica.

Assim, com o aviso vermelho, há a probabilidade de queda de neve e formação de gelo, cenário invulgar na região, uma vez que a última ocorrência registada foi há cerca de 39 anos (foto)

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a queda de neve pode cair aos 600/800 metros e prevê‑se acumulação entre 20 e 30 centímetros, entre as 00h00 de sexta-feira e as 9h00 de sábado num total de 33h sob aviso vermelho.

Embora não se espere neve diretamente nas áreas urbanas da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, o aviso vermelho implica riscos indiretos relevantes, sobretudo para quem circula para zonas mais altas dos dois municípios. As autoridades locais recomendam especial atenção durante a madrugada e início da manhã de sábado.

Apesar de não existirem, para já, interrupções significativas na circulação, as autoridades locais apelam à população para evitar deslocações desnecessárias e adotar comportamentos de prevenção. Recomenda ainda atenção redobrada a quedas de ramos, pisos escorregadios e variações súbitas de visibilidade.