Foi benzida na manhã desta sexta-feira, na marina da Póvoa de Varzim, a frota de meios complementares de salvamento aquático da Associação de Nadadores-Salvadores Os Golfinhos, numa cerimónia realizada em parceria com a Escola de Formação Os Delfins.
A cerimónia antecedeu a abertura da época balnear, que arranca já este sábado (17). É nesta data que Os Golfinhos colocam ao serviço das praias nacionais mais de 200 nadadores-salvadores. Na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, as praias vão ser vigiadas por mais de 70 nadadores-salvadores.
Carlos Ferreira, presidente d’Os Delfins, dirigiu-se aos formandos presentes na cerimónia, recomendando que “absorvam este curso. Absorvam e sintam o peso desta farda”. “Sintam o peso e o fardo do símbolo que vocês têm no peito. A esperança que vocês dão a todas as pessoas que visitam as nossas praias. A esperança de salvar uma vida, mas não é só a vida das pessoas que está em risco, é da vossa própria vida”, disse.
Igualmente, o comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Bruno Ferreira Teles, destacou o apoio d’Os Delfins, que considera “insofismável para tornar a vida do coordenador de salvamento marítimo, no que diz respeito às praias, mais fácil”. “Vocês são determinantes para garantir a tranquilidade nas praias. As pessoas vão à praia, procuram e devem procurar praias vigiadas. Que vocês também tenham um papel determinante para garantir a normal fruição nas praias”, afirmou.
Como “grande objetivo” para esta época balnear, o capitão do porto de pesca desejou que “não haja vítimas e que ninguém morra na nossa praia”. “Esse é o nosso desejo de todos, desta enorme rede que aqui está”, garantiu.