Furacão Danielle poderá trazer chuva persistente e ventos fortes a partir de domingo

0
2422

Inicialmente, os cálculos indicavam que o Furacão Danielle não afetaria Portugal continental. No entanto, depois de uma alteração do rumo da tempestade, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou um comunicado na quarta-feira prevendo que “a depressão remanescente de Danielle irá aproximar-se à Península Ibérica no início da próxima semana”. Esta previsão, no entanto, é feita “ainda com grande incerteza”.

O ciclone Danielle é, a partir desta quinta-feira, classificado como tempestade extra-tropical, “uma vez que vai perder pouco a pouco as suas caraterísticas tropicais”. Esperam-se, assim, efeitos mais típicos “das latitudes médias nesta época do ano”.

O território continental deverá esperar “precipitação moderada e persistente”. A faixa costeira e terras altas deverão ser afetadas por “vento moderado a forte”, até 50 km/h, a partir de domingo.

Na costa ocidental do continente, o efeito do Danielle no mar “começará a ser sentido a partir da tarde de sexta-feira”, com “ondas noroeste de altura significativa entre 1,5 e 2 metros e período de 16 segundos”. Estas condições serão mais intensas a partir de segunda-feira, “com ondas do quadrante oeste com altura significativa prevista entre 3,5 e 4 metros”.

Ainda nesta quinta-feira, o IPMA vai atualizar estas previsões.