Os 19 clubes da Associação de Futebol Amador de Vila do Conde (AFAVCD) conseguiram angariar 6.758 euros para apoiar Filipe Ferreira, carinhosamente apelidado de Pipinho. O jovem de 18 anos é portador da Síndrome de Norrie, que o impede de ver, falar e andar; o valor angariado irá ajudar a suportar os custos dos tratamentos.
A ideia da angariação de fundos surgiu da Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) em conjunto com o FC Vila Chã, sendo acolhida pela AFAVCD e clubes associados. Nos meses de outubro e novembro, as equipas que jogavam em casa organizaram angariações de fundos. Todo o dinheiro angariado foi doado a Pipinho.
A entrega do donativo foi feita na passada sexta-feira (10), na presença do jovem e sua família, a Direção da AFAVCD, Bruno Brini, presidente da ADAFSU, a vereadora Catarina Monteiro da Câmara Municipal de Vila do Conde, e Ukra, um dos parceiros da iniciativa.
Para Luís Costa, presidente da AFAVCD, “quando é para ajudar, o nosso sentimento é sempre bom. Nós somos amadores e, dentro da nossa realidade, conseguimos fazer um donativo excelente”, considera.
A grande adesão de todos os clubes pode ter aberto portas à realização de mais iniciativas do género, considera o presidente da Associação. “É um assunto que nos toca, no futebol amador. As pessoas aqui na nossa terra aderem, portanto sim, estaremos com certeza abertos a outras situações idênticas”, afirmou ao MAIS/Semanário. Até porque, como se costuma dizer, “não é só futebol”.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).