Os 19 clubes da Associação de Futebol Amador de Vila do Conde (AFAVCD) vão angariar fundos para apoiar Filipe Ferreira, um jovem portador da Síndrome de Norrie, que o impede de ver, falar e andar.
Carinhosamente apelidado de Pipinho, o jovem de 18 anos e a sua família necessitam de ajuda para se deslocarem a Cuba, para a realização de um tratamento que poderá ser determinante e revolucionário para a sua evolução.
A ideia da angariação de fundos surgiu da Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) em conjunto com o FC Vila Chã, e está agora a ser dinamizada pela AFAVCD. Vai decorrer numa primeira fase durante os jogos do mês de outubro, mas pode alargar-se.
Segundo Bruno Brini, presidente da ADAFSU, associação que acompanha Pipinho desde os seus 9 anos, “o desafio é ver qual o clube que consegue a verba maior. Toda a ajuda é bem-vinda”. Esta é uma iniciativa “histórica”, descreve Brini, até porque “se todos os clubes conseguirem angariar mil euros, já dá 19 mil, e vai ficar a faltar pouco para conseguirmos levar o Pipinho a Cuba”.
A iniciativa teve o seu pontapé de saída no fim de semana, com o jogo entre o FC Vila Chã e o GDC Rio Mau. Todos os intervenientes estão “super entusiasmados”, garante Bruno Brini. A certeza é que, “no final, o Pipinho será o nosso grande campeão”.