Está prestes a ser concretizado um sonho de longa data dos caxineiros e da Associação Desportiva Cultural e Recreativa Caxinas Poça da Barca. O pavilhão gimnodesportivo está em fase de acabamento para poder ser utilizado em finais deste ano. Toda a movimentação do clube no Futsal deixa de utilizar o Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, como tem feito há quase uma década, para ocupar as suas próprias instalações no centro do lugar mais a norte da cidade vilacondense, deixando de percorrer cerca de dois quilómetros para treinos e competições oficiais. Tudo indica que praticamente toda a segunda volta do Campeonato Nacional de Futsal da I Divisão (Liga Placard) a equipa do Caxinas/Poça da Barca passe a utilizar as suas próprias instalações, ou seja, no novo Pavilhão Municipal que está em vias de conclusão.
Por informações colhidas, quer junto da Câmara Municipal através do seu vereador Pedro Soares (também membro diretivo do Rio Ave, da Associação de Futebol do Porto e coordenador escolar de Vila do Conde, além de principal impulsionador do futsal local), e da presidente da ADCR Caxinas Poça da Barca, Sílvia Alves Moreira (esposa do coordenador da secção Raúl Moreira, pais do capitão da equipa o internacional Raúl Moreira), o novo pavilhão está a ser erguido nas instalações da antiga fábrica de conservas Praia Mar, uma das várias empresas conserveiras desativadas naquelas paragens junto ao mar, tendo o município vilacondense investido mais de cinco milhões de euros, quer na aquisição do edifício, quer em toda a construção do novo polo desportivo vilacondense. Para além de ficar dotado de boas condições de utilização, terá capacidade para 800 espectadores.
Principal pulmão da cidade de Vila do Conde
Caxinas, em conjunto com Poça de Barca, é uma zona piscatória que faz parte da cidade de Vila do Conde, sendo o seu elo mais forte com uma população que atinge os 15 mil habitantes, engrossando em grande escala os 25 mil da totalidade da sede do concelho. Faz ‘fronteira’, pelo Norte, com a Póvoa de Varzim, no Bairro Sul, tornando mais forte o núcleo piscatório que carateriza as duas cidades… além de dar mais volume à praia de banhos que se estende até ao Forte de S. João. Em termos desportivos os caxineiros têm estatuto de elevada cotação, principalmente no futebol de alta competição.
Quase duas décadas de vida
A Associação Desportiva Cultural e Recreativa Caxinas Poça da Barca, foi fundada quase há 20 anos, em 2003, tendo como principal atividade a prática do futsal. A sua equipa encontra-se a disputar o Campeonato Maior da modalidade, pela segunda vez. Atualmente conta com 300 atletas distribuídos por 12 equipas, desde os seniores aos escalões de formação, para além de duas femininas, seniores e juniores.