O apoio da família no ambiente da escola e da respetiva comunidade foi o tema para a comemoração do 1º aniversário da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEP), criada a 1 de abril do ano passado.
A celebração festiva teve lugar no Cine Teatro Garrett, na noite de sábado, num espetáculo que contou com sala cheia, com a adesão de alunos, pais, diretores escolares e parceiros da Associação.
Para Magda Costa, presidente da FAPEEP, a festa de aniversário serviu para mostrar “a gratidão” da associação “a todas as portas que se abriram, pelas pessoas que acreditam e acreditaram em nós, pelos que se juntaram e, sobretudo, pelos que connosco sonham”, e completou: “Apenas juntos, família e escola, podemos fazer mais e melhor”.
“A FAPEEPV continua a ser movida pelo sonho, pela esperança e pelo futuro. Sabemos, sem a mínima dúvida, que o nosso futuro enquanto comunidade está a ser semeado hoje, no presente. Sabemos, sem a mínima dúvida, que é nos meninos e meninas que estão hoje sentados, bem como os seus colegas, que está o futuro de todos nós”, acrescentou.
Luís Diamantino, vereador da Educação e vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu que “hoje aconteceu aqui escola”. “Não é preciso ser no edifício que tem esse nome, é isto a escola”, indicou, afirmando que “a escola deve ser, se não o é já, o prolongamento da família. E não deve haver barreiras, logicamente”.
Este texto faz parte de um artigo a publicar esta semana no jornal MAIS/Semanário, que poderá ler na íntegra na edição digital (PDF).