GNR incentiva a denúncia da violência no namoro com nova campanha (vídeo)

0
3661

A Guarda Nacional Republicana inicia nesta segunda-feira, Dia de S. Valentim, a campanha #VaisParar – Não à violência no namoro. Até dia 20, serão promovidas ações de prevenção e sensibilização com o objetivo de prevenir e combater todos os comportamentos violentos e agressões, em especial no namoro entre jovens.

A campanha visa incentivar a denúncia e a não aceitação de qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

“É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância”, afirma a GNR em comunicado. “A prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma absoluta prioridade”.

Durante o ano de 2020, a GNR registou 1.110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Destes crimes, 365 vítimas tinham até 24 anos. No ano passado, foram registados 1.105 crimes de violência no namoro, sendo que 332 das vítimas tinham até 24 anos.

“A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, a violência física e social, e a violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto”, alerta a GNR.