“Uma instituição hospitalar tem sempre uma tramitação complicada, desde o concurso e a tramitação subsequente. Acho que é importante o compromisso político e agora fazer o seu caminho, como todos os hospitais neste país têm feito quando são construídos de raiz. É assim que será com certeza para aquilo que é a excelente cooperação entre as autarquias de Póvoa de Varzim e Vila do Conde”, disse António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na visita que fez na sexta-feira aos dois concelhos.
Este foi um tema abordado pelos presidentes da Câmara da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, na sessão em que foi assinado um protocolo de instalação de um balcão SNS 24, na freguesia de Laúndos.
O edil poveiro, apelou ao governante “para nos ajudar na consolidação desta estrutura, apesar das condições não serem as ideais, os profissionais de saúde que desempenham funções fazem um enorme esforço para que consigam ter um serviço de excelência”.
“Grande sintonia entre as câmaras dos dois concelhos”
Mais tarde, Aires Pereira sublinhou o seu agrado “pelo que ouvi do senhor secretário de Estado, o compromisso do Governo e que agora só depende da burocracia, porque já há projeto para esta obra e realcei a grande sintonia que tem havido entre os presidentes de câmara dos dois concelhos, porque nem sempre foi assim, com visões diferentes, mas veio a prevalecer a visão do Serviço Nacional de Saúde e da importância que o Hospital da Póvoa assume para esta comunidade. Acho que estamos no bom caminho, de termos de uma vez por todas ter resolvido esta questão, porque para além de ter boas instalaçoes, mas também para a fixação dos profissionais”.
Também Vítor Costa, que lidera a autarquia vilacondense, reiterou o pedido, ao dizer que “subscrevo por completo aquilo que o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim disse”. “Vejo com muita satisfação o trabalho que tem sido feito no nosso Centro Hospitalar”, defendeu, mas apelou a um “esforço para que seja possível criar condições para que o Centro Hospitalar faça jus à qualidade de serviço e atendimento”.
“Vila do Conde e Póvoa de Varzim precisam de mais. Não pelos autarcas, mas pelas nossas populações e pelos nossos profissionais”, afirmou.
Foto José Alberto Nogueira