O Grupo de Intervenção Activa da Póvoa de Varzim (GIA-PVZ), fez a sua apresentação pública, no Diana Bar, no último sábado, dia 7 de dezembro. O grupo surgiu a partir de alguns amigos que se juntaram, com a finalidade de promover o debate público de problemas comunitários.
O presidente do GIA, Luiz Correia de Azevedo, juntamente com outros membros do grupo que fazem parte da comissão instaladora, contaram como nasceu o grupo e quais são os objetivos, e como será o funcionamento do GIA.
Antes da sua constituição formal, o grupo já levou a cabo o evento intitulado “A sociedade e o combate à pobreza”, realizado na Beneficente da Póvoa de Varzim no passado mês de junho. Depois de estar constituído formalmente como associação, o GIA realizou o seu primeiro objetivo com uma visita às instalações da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim, onde colheram elementos para os debates internos e para os debates públicos que pretende promover, entre outras áreas, na área da saúde na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde.
O GIA constituiu-se como associação de direito privado, independente de partidos ou confissões religiosas, por escritura pública realizada, a 3 de outubro deste ano, estando ainda , e de acordo com o seu porta-voz, em fase de instalação, designadamente para a eleição e instalação dos órgãos estatutários.