Há novas regras para doar sangue: saiba o que mudou

0
1718

Se tiver sido vacinado contra a covid-19 com a vacina da Pfizer (Cominarty) ou da Moderna (SpikeVaz), já não precisa de esperar sete dias para doar sangue. Segundo um comunicado do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, publicado nesta quarta-feira, estas pessoas podem ser aceites como dadores de sangue, “desde que se sintam bem e estejam assintomáticos”.

A mudança da regra surge numa altura em que as reservas de sangue em Portugal estão baixas. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, apelou hoje às dádivas, essenciais para “garantir a estabilidade das reservas de sangue no nosso país”.

“A dádiva de sangue é um ato de altruísmo e generosidade que salva vidas”, disse. Face às alterações demográficas e ao envelhecimento populacional, é necessário também investir na promoção da dádiva entre os mais jovens”.

Para doar sangue, precisa de ter entre 18 e 65 anos (ou no máximo 60 anos, se esta for a sua primeira dádiva), ser saudável e ter peso igual ou superior a 50kg.  Se teve covid-19, deve aguardar 14 dias após a resolução dos sintomas para se candidatar à dádiva.

Na Póvoa de Varzim, a próxima recolha promovida pela Associação de Dadores de Sangue está marcada para o dia 6 de fevereiro, em Amorim. A 7 de fevereiro, segunda-feira, a recolha decorre na sede da Associação.

Em Vila do Conde, a próxima recolha realiza-se na sexta-feira, 4 de fevereiro, na Biblioteca Municipal José Régio.