Homenageado em Idanha-a-Nova cabo natural de Balasar que poupou Salgueiro Maia

0
17493
Foto: Município de Idanha-a-Nova

O cabo José Alves Costa, balasarense que desobedeceu às ordens de abrir fogo contra a coluna de Salgueiro Maia na revolução de 25 de Abril de 1974, evitando que a revolução tivesse outro desfecho, foi homenageado na terça-feira pelo município de Idanha-a-Nova.

“A homenagem decorreu em Penha Garcia, pois José Alves Costa chegou ao Terreiro do Paço para defender o regime de Marcelo Caetano, dentro de um blindado m47 Patton idêntico ao que se encontra exposto nesta aldeia”, explica a autarquia numa publicação.

Na placa inaugurada a 25 de abril deste ano, é explicado que Alves Costa, “com coragem e valentia, desobedeceu às ordens de abrir fogo contra a coluna de Salgueiro Maia, que descera de Santarém para ocupar o centro do poder e derrubar a ditadura. Salgueiro Maia chamou-lhe a insubordinação mais bela do 25 de Abril”.

“Esta homenagem é também extensiva à freguesia de Balasar, a todas as autarquias locais e a todos os cidadãos anónimos, que com esperança e nobreza de caráter, ajudaram a construir e a consolidar os valores de Abril”, lê-se ainda na placa.