19:50 Final do 1º dia do I Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim que contou com sala cheia e um sem fim de intervenções que enriqueceram os presentes com a partilha das suas experiências. Segue-se pelas 20:30h o jantar com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Aires Pereira, João Luís de Sousa – Vida Económica e do Dr. João Rafael Koehler – Presidente da ANJE.
19:42: José Alves, Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, referiu na sua intervenção que a associação conta atualmente com 2700 sócios, número que tem subido ano após ano devido à busca contínua por aparte de novos empreendedores por ajuda nas mais variadas áreas, entre elas formação, internacionalização e licenciamento.
19:29: Marco Ferreira brindou os presentes com mais uma história de sucesso de um negócio de uma família poveira, reflexo da paixão mútua, de uma pai e de um filho, pela arte da boa mesa que culminou na extensão inesperada do negócio para a cidade do Porto, com a abertura do restaurante “Ostras”.
18:58: A intervenção de Ricardo Silva revolucionou a ideia de herdar uma mercearia. Algo que para muitos pode apresentar-se como antiquado, revelou-se uma enorme oportunidade de negócio para este herdeiro que reestruturou o negócio elevando-o a uma escala mundial ao exportar atualmente, a sua própria marca de conservas “O cego de Maio” para um sem fim de países, entre eles a Holanda, onde se encontram à venda em 800 lojas.
18:18: Carlos Tavares revelou ao longo da sua intervenção toda a história que habita por detrás de um negócio de família que nasceu no ano de 1922 e está hoje nas mãos da 3ª geração. Uma história de aprendizagens passadas de geração em geração, de luta, união, amor e devoção pela arte e sobretudo pela família.
17:50: Na sua intervenção, Marina Borges secretária geral da Associação de Empresas Familiares, revelou que esta foi criada para suprir a necessidade de respostas por parte de todos os que possuem um negócio de família e que desejam que este se mantenha vivo ao longo das gerações futuras.
17:40: Início do 2º painel da tarde – Sucessão de Empresas Familiares composto por Carlos Tavares – Ourivesaria Tavares, Marco Ferreira -31 de Janeiro, Ricardo Silva – Raul & Costa, José Alves – Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, moderada por Marina Borges Secretária geral da Associação de Empresas Familiares.
17:10 Pausa para lanche: 20 minutos – Próximo painel: Sucessão de Empresas Familiares
16:47: Caso de Sucesso – Pedro Torres revelou a sua experiência enquanto agricultor e fundador da Horticulturas, salientando o valor de recursos naturais como os abelhões no controlo de pragas.
16:35: José Campos salientou, durante a apresentação da Cooperativa agrícola que é hoje a 4º maior produtora de leite do país e uma das cooperativas fundadoras da Agros, a importância do consumo de leite, apesar dos relatos contraditórios. Destacou, entre vários factos, um estudo elaborado por investigadores da Universidade de Cornell que aponta o leite com chocolate como um bebida portadora de todos os nutrientes que o corpo precisa para se restabelecer depois da prática de exercício físico.
16:20: A Horpozim foi apresentada por Manuel Silva que deu a conhecer esta associação que tem como objetivo principal, fomentar o desenvolvimento da atividade hortícola na cidade da Póvoa de Varzim. Ferramentas como a formação de profissionais acreditados capazes de levar a cabo esta atividade de forma competente, é uma das formas através da qual pretendem atingir este objetivo.
15:46: Início do 2º painel da tarde – Agricultura com intervenções de Manuel Silva – Horpozim, José Campos – Cooperativa agrícola e Eugénia Figueiredo, moderada por Catarina Pessanha – Jornal Mais Semanário.
15:43 Fim do 1º Painel da tarde.
15:35: A apresentação do Aguçadoura Surf Spirit realizada por Rui Camaz, salientou a costa marítima da Póvoa de Varzim, com enfoque na costa da Aguçadoura, como um local propício à realização da prática de surf, sendo o seu objetivo primário promover o crescimento da mesma como forma de dinamização do Município.
15:14: A apresentação de Paulo Neves deu a conhecer o Clube Naval e as suas atividades que incluem ofertas adaptadas a portadores de deficiência física e mental, revelando-se um clube que visa ser inclusivo e fazer crescer a prática de atividades navais na Póvoa de Varzim.
14:55 Esteve em palco Eurico Martins da Docapesca que fez uma exposição clara e aprofundada da da missão, visão e valores da empresa que visa ser sobretudo, uma rede de apoio e valorização dos produtos da pesca e do mar.
14:27: Início da 2ª Parte – 1º painel da tarde – Mar com intervenções de Eurico Martins – Docapesca, Paulo Neves – Clube Naval e Rui Camaz – Aguçadoura Surf Spirit, moderadas por Olga Vide – For-Mar.
12:55 Fim da 1º parte – Almoço – Novo painel com início às 14h: Agricultura e Mar.
12:48: Tempo agora para uma breve discussão entre os intervenientes do 2º painel e de respostas às questões colocadas pelos público presente.
12:42: Alexandra Barbosa realizou um discurso efusivo onde partilhou a sua experiência pessoal enquanto empreendedora, durante o qual ressaltou a importância de arriscar e lutar para alcançar sucesso.
12:37: Agora em palco: Alexandra Barbosa – Pajarita.
12:30: Agora em palco: Paulo Carvalho – OncoStats.
12:35: Paulo Carvalho realizou uma intervenção emocionada onde partilhou a experiência próxima que teve com a doença oncológica, de onde nasceu a vontade de criar um projecto que pudesse ajudar todos os que sofrem desta doença e os que lhe são próximos.
12:25: João Miranda deixou dicas de orientação úteis à apresentação de uma candidatura sólida, aos fundos do programa Portugal 2020. Fica a ideia de que não basta criar um projecto e adjetivá-lo de inovador ou detentor de qualquer outra característica que não seja devidamente fundamentada de forma a credibilizar o mesmo.
11:59: Finda a intervenção de Paulo Oliveira que explicou de forma aprofundada as hipóteses de financiamento ao alcance dos empreendedores, sobe agora ao púlpito João Miranda para falar das Iniciativas dentro do programa Portugal 2020.
11:32: Após uma breve pausa que deu lugar a uma primeira troca de ideias entre empresários, segue-se agora o 2º painel – Financiamento composto por: Paulo Oliveira – Banco BPI com o tema Financiamento Empresarial; João Miranda – IAPMEI com o tema Iniciativas Portugal 2020 e ainda o testemunhos de dois casos de sucesso: Paulo Carvalho – OncoStats e Alexandra Barbosa – A Pajarita.
10:58: Pausa para café de 15 minutos. Próximo painel: Financiamento.
10:57: Armando Silva reforçou a importância da formação executiva focando o facto de “existir uma correlação muito forte entre a qualidade das práticas de gestão num país e a produtividade da sua economia”, sendo a formação executiva um pilar fundamental para a requalificação, aumento das capacidades e da qualidade do trabalho desempenhado pelos gestores.
10:35: Armando Silva sobe agora ao púlpito para falar da importância da formação executiva.
10:31: José Fontes ressalvou ao longo da sua intervenção a importância do trabalho em grupo e da criação de projectos assentes em ideias inovadoras.
10:17: Arrancam agora as intervenções dos intervenientes do 1º painel de oradores do congresso. As primeiras intervenções estão a cargo de José Fontes – ANJE com o tema Da ideia ao negócio e Armando Silva -Porto Executive Academy com o tema Papel da formação executiva.
10:05: Terminou a intervenção do Presidente Aires Pereira onde este salientou a importância deste evento no sentido de “dinamizar todas as áreas do Município” dada a oportunidade que eventos deste tipo oferecem para criar “uma rede de contactos entre empresas dentro e fora da cidade da Póvoa de Varzim”.
09:55: O Presidente da Câmara Aires Pereira acaba de subir ao púlpito para dar início ao discurso de boas vindas.
09:45: A sala de congressos do hotel Axis Vermar, começa agora a ficar repleta de pessoas que tomam os seus lugares para ouvir as palavras do Presidente Aires Pereira que dará início ao discurso de boas vindas dentro de momentos. Assista à transmissão ao vivo do mesmo, na página de facebook referente ao I Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim.
09:27: O Presidente Aires Pereira encontra-se de momento a visitar todos os stands presentes no congresso.
09:22: Nesta iniciativa aberta ao público em geral mediante inscrição prévia, podem ser visitados stands de inúmeras empresas sediadas na cidade da Póvoa de Varzim que encontram aqui uma oportunidade de promover o seu trabalho.
08:50: As portas do I Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim encontram-se agora abertas.
08:10: O I Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim que se realiza nos dias 24 e 25 de Novembro, está prestes a arrancar. As boas vindas serão dadas pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, às 9:00h.