Idalino Leão eleito presidente do Conselho de Administração da Agros

0
2555

Idalino Leão foi eleito esta segunda-feira, como novo presidente do Conselho de Administração da Agros para um mandato de 4 anos, depois de vencer a António Balazeiro, atual presidente da Cooperativa de Vila do Conde.

A votação foi favorável à lista de Idalino Leão ao obter 86 votos (72,88%) dos 122 delegados, enquanto a lista de Balazeiro recolheu 32 votos (27,12%). Foram registados 4 votos em branco.

O novo presidente da Agros, que até à data assumiu o cargo de presidente da Assembleia Geral da entidade, vai substituir na presidência do Conselho de Administração, José Capela, que durante vários anos liderou a União de Cooperativas.

Na administração da Agros, para além de Idalino Leão, da Cooperativa Agrícola Lavoura de Paços de Ferreira, fazem ainda parte, o vice-presidente José Miranda, da Cooperativa Agrícola de Barcelos, e os vogais José Campos, da Cooperativa da Póvoa de Varzim, Joaquim Dias, da Cooperativa Agrícola de Santo Tirso e Trofa, e Luís Alves, da Cooperativa Agrícola de Esposende.

O presidente eleito também lidera a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite e quer “continuar a acreditar” numa “nova esperança para a produção”.

Nas suas propostas, apresenta a valorização do leite através dos sólidos, “acabando com a penalização existente no leite com bom teor de gordura”, o aumento da eficiência das empresas do grupo Agros, o reajuste da remuneração dos órgãos sociais, a sazonalidade de preços, o fortalecimento da representação política da Agros nas Federações e Confederações do setor.