De segunda para terça-feira desta semana, a Igreja Matriz de Vila do Conde foi novamente assaltada, o que sucedeu pela 2ª vez no espaço de duas semanas, segundo informação avançada pelo Jornal Terras do Ave.
Desta vez, os assaltantes levaram peças que normalmente são usadas na liturgia e que fazem parte do conjunto museológico da igreja. O prior Paulo César Dias ainda não conseguiu avaliar o prejuízo desta nova investida dos larápios, no entanto, sabe que foram roubados objetos de arte valiosos, alguns em ouro e que tem um valor afetivo grande para a paróquia.
Como da primeira vez, os ladrões voltaram a usar máquinas de corte, para destruir as portas e barras de ferro, algumas das quais tinham sido reforçadas há menos de 15 dias. Também agora, não houve alguém que fizesse queixa às autoridades, por causa do barulho, ou por ter visto algo de suspeito.
Lembre-se que no primeiro roubo, os ladrões levaram uma quantia de cerca de 4 mil euros e estroncaram aportas e armários e causaram diversos estragos em lampadários, objetos de culto, caixas de esmolas e cofres.