Hoje celebra-se a Quinta-feira Santa e, como manda a tradição, é dia de ‘correr as igrejas’ na Póvoa de Varzim. Um costume que ficou suspenso nos últimos dois anos, devido à pandemia, mas que vai retomar nesta noite.
As igrejas da Lapa, da Misericórdia, das Dores, de São José, da Matriz, do Desterro, do Coração de Jesus e de São Tiago abrem as portas à população, e, na Capela do Bonfim, serão realizadas representações ao vivo de quadros bíblicos. As representações decorrem entre as 21h30 e a meia-noite, durando cada uma cerca de 15 minutos.
Também o Museu Municipal vai estar de portas abertas entre as 21h e as 23h30. Este ano, o Museu apresenta uma cena do Novo Testamento, utilizando imagens ‘de vestir’ do século XIX.
Programação até ao Domingo de Páscoa
Nesta Quinta-feira, e antes de ‘correr as igrejas’, os crentes celebram a Ceia do Senhor e a missa vespertina com a cerimónia do Lava-Pés – na Igreja da Lapa às 16h, na Igreja Matriz às 17h, e em São José às 18h.
Amanhã, Sexta-feira Santa, é assinalada a Paixão de Cristo. Na Matriz e na Lapa, a celebração está marcada para as 15h, em São José para as 17h. Pelas 21h30, tem lugar o Sermão do Enterro na Matriz, de onde parte a Procissão do Enterro do Senhor.
No Sábado de Aleluia, realiza-se a Vigília Pascal. Na Igreja da Lapa a celebração é às 20h, na Igreja Matriz às 21h30 e em São José às 22h30.
A Semana Santa culmina no Domingo de Páscoa, com a Eucaristia Solene às 9h30 na Igreja Matriz. A Procissão da Ressurreição sai pelas 10h45 e a Visita Pascal começa às 14h30. Depois do Cortejo Festivo, celebra-se novamente a Eucaristia na Igreja Matriz, pelas 19h30.