Incêndio: Maioria dos tripulantes de embarcação ‘Filipa Miguel’ é das Caxinas

0
5333
Salvamento Filipa Miguel Foto: Marinha Portuguesa

A embarcação de pesca ‘Filipa Miguel’ incendiou durante a madrugada desta terça-feira a leste da Ilha de São Miguel, Açores. A maior parte dos tripulantes, que, entretanto, foram todos resgatados, é das Caxinas, confirmou o MAIS/Semanário junto da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) pelas 4h53. A embarcação de pesca de espadarte navegava “a cerca de 300 milhas náuticas, o equivalente a 555 quilómetros, a leste da Ilha de São Miguel, com 8 tripulantes a bordo, entre os 40 e os 50 anos de idade, todos de nacionalidade portuguesa”.

O resgate foi feito em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes). O MRCC Delgada coordenou a operação, divergindo para o local os navios mercantes Thor Menelaus, Humbergracht, Jaeger e o navio de cruzeiro Artania.

O avistamento do ‘Filipa Miguel’ e da balsa salva-vidas deu-se pelas 8h43, pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, que confirmou o incêndio a bordo. “O navio mercante Thor Menelaus confirmou o avistamento da balsa às 10h47, procedendo de seguida ao resgate dos tripulantes, que se encontravam todos bem”, diz a Marinha.

Às 14h48, hora de publicação do comunicado da Marinha Portuguesa, o Thor Menelaus encontrava-se a navegar em direção à Ilha Terceira, tendo por fim o desembarque dos tripulantes portugueses salvos.