A Indústria de Madeira – Irmãos Craveiro Lda. avançou para o investimento de uma central fotovoltaica para Autoconsumo na sua Unidade de Serração e Tratamento de Madeira em São Pedro de Rates. A instalação dos painéis foi realizada pela empresa Solvenag.
“Sendo dotados de uma tecnologia bastante atualizada e com uma capacidade produtiva elevada, a empresa com sede em Rates é naturalmente grande consumidora de eletricidade, com consumos anuais superiores a 550 MWh, o que se traduzia em quase 110 toneladas CO2 de emissões de gases com efeito de estufa”, “explica Marco Silva, administrador da Solvenag, firma que procedeu à instalação fotovoltaica na Indústria de Madeira – Irmãos Craveiro Lda”.
Desta forma, “o investimento na Unidade de Autoconsumo Fotovoltaico com quase 250kWp, é de 458 Módulos Fotovoltaicos com tecnologia Monocristalinos, sistema de Half-cells e da última tecnologia bi-facial”, sublinha Marco Silva.
Com este investimento, a Indústria de Madeiras – Irmãos Craveiro, “irá reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em mais de 40% assim como irá reduzir a compra de eletricidade à rede igualmente em mais de 40%”, revela o diretor da Solvenag, e aponta ainda que a empresa de madeiras “poderá ainda vender o eventual excedente”.
Ao MAIS/Semanário, Marco Silva salienta que “a central fotovoltaica produz o equivalente a mais de 80 habitações e para além do lógico benefício ambiental irá proporcionar um claro proveito económico, ou seja, uma poupança anual de quase 50 mil euros, considerando o preço de eletricidade de 0,145€/kWh”.