A Câmara Municipal de Vila do Conde vai promover a primeira edição da Bienal de Arte Jovem (BAJ), uma iniciativa inserida nas políticas para a Juventude que visa valorizar e divulgar o trabalho de jovens criadores nas mais diversas disciplinas artísticas
Vila do Conde, que foi berço de grandes nomes da literatura e das artes, afirma-se, assim, como um espaço de inspiração para a criação contemporânea e para o pensamento crítico. A Bienal de Arte Jovem pretende dar continuidade a esse legado, constituindo uma plataforma de visibilidade, incentivo e valorização da produção artística.
A BAJ destina-se a jovens entre os 16 e os 30 anos, naturais, residentes, estudantes ou trabalhadores em Vila do Conde. As obras podem ser submetidas a concurso nas categorias de artes visuais (plásticas, design, novos media, fotografia), artes performativas (circo, dança, música e teatro), literatura (conto, poesia, ensaio, crónica e texto dramático) e cinema (animação, ficção e documentário).
O calendário da Bienal prevê a fase de candidaturas entre os dias 7 e 27 de abril, com a comunicação da admissão até 9 de maio e a entrega das obras admitidas de 2 a 6 de junho. A inauguração da mostra e cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 28 de junho, seguindo-se a exposição que decorrerá até 20 de julho.
Toda a informação necessária encontra-se disponível no site oficial do Município, bem como no documento normativo da BAJ. Os interessados devem submeter a sua candidatura através do formulário online. Para esclarecimentos adicionais: bienal.artejovem@cm-viladoconde.pt.