Investigação genealógica reúne uma centena dos ‘Passadiços’ (fotos)

0
621

Um apelido, ou mesmo uma alcunha familiar, é algo que caracteriza e une um conjunto de pessoas, perdurando pela história. Mas já se questionou acerca da origem do seu apelido? Diana Araújo, descendente da família Passadiço, originária de Ferreiró, descobriu esta e muitas mais informações através de um trabalho intenso de pesquisa genealógica. O resultado foi uma ‘árvore’ que vai até à oitava geração, e um convívio que juntou quase uma centena de pessoas.

Com todo este trabalho, foi possível chegar até à oitava geração da família Passadiço. Ao olhar para esta árvore genealógica carregada de ramos, muitos dos quais não se conheciam entre si, surgiu naturalmente uma ideia: e se a família Passadiço, toda a família Passadiço, se reunisse em convívio?

Tal aconteceu no passado mês de março, num encontro que juntou quase uma centena de parentes – desde crianças, a mais nova uma bebé de 3 meses, que “agora têm a oportunidade de crescer com um maior sentido de identidade familiar”, até aos mais velhos, como uma senhora de 96 anos, que “carregam memórias valiosas do passado”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).