Acabou a primavera antecipada. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado no qual revela que o estado do tempo em Portugal continental vai mudar, com o “enfraquecimento gradual” do anticiclone que provocou “temperaturas bastante acima da média” nos últimos tempos.
“Após um período longo sob influência de um anticiclone, resultando em tempo estável, com temperaturas bastante acima da média e registo de uma onda de calor em cerca de 30% das estações meteorológicas de Portugal continental, nos próximos dias prevê-se um enfraquecimento gradual do referido anticiclone, permitindo a aproximação ao continente de depressões atlânticas e superfícies frontais associadas”, lê-se no comunicado do IPMA.
Já nesta terça e quarta-feira (6 e 7), vai registar-se “um aumento da nebulosidade, com ocorrência de precipitação, embora ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro”. Já na quinta-feira (8), esperam-se períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território.
“O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste com rajadas, que nos dias 8 e 9 irão atingir 60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas. No dia 9, está prevista igualmente a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que pontualmente poderão ser acompanhados de trovoada e ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”, diz o IPMA.
A previsão é que a temperatura mantenha valores acima do normal para a época do ano até quarta-feira, descendo depois gradualmente a partir do dia 8, para valores próximos ao normal. Salienta-se igualmente um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste no dia 8 entre 4 e 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir de dia 9.
O distrito do Porto, no qual se situam a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira, devido à agitação marítima (entre as 9 horas de dia 8 e a meia-noite de dia 9), à precipitação (entre as 9 e as 18 horas de dia 8) e ao vento (entre as 6 e as 18 horas de dia 8).