A Associação Juntos Pelo Mundo Rural, que anunciou no mês passado uma corrida de touros no concelho de Vila do Conde programada para 23 de julho, garante estar a cumprir todos os requisitos legais para realização do evento. Os bilhetes para a tourada estão já à venda.
A corrida vai ter lugar num terreno privado na freguesia de Ferreiró, onde será instalada uma estrutura amovível “devidamente licenciada”, disse a organização à agência Lusa.
Segundo o presidente da associação, “temos o licenciamento da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) para este tipo de espetáculos, e a homologação do equipamento, através de um certificado de inspeção que atestou a segurança do mesmo. Estamos a cumprir com todos os pressupostos da lei para este tipo de eventos”.
Luís Gusmão garante ainda que na quarta-feira foram entregues na Câmara Municipal de Vila do Cone os documentos necessários para que o espetáculo seja autorizado, acrescentando que “não queremos conflitos com a autarquia e confiamos numa atitude colaborante”.
No entanto, caso a Câmara, por decisão política, coloque entraves à realização do evento, alerta que a Juntos Pelo Mundo Rural irá “recorrer aos tribunais e realizar uma grande manifestação no concelho de apoio à tauromaquia”.
Igualmente à agência Lusa, uma fonte do gabinete da presidência confirmou a receção dos documentos e avançou que “a Câmara vai analisar os documentos e emitir uma decisão dentro do prazo legal”.