Jogadoras do Rio Ave acusam treinador do Famalicão de assédio sexual. Conselho de Disciplina abre inquérito

0
1848

“O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai abrir um processo disciplinar a Miguel Afonso, treinador do Famalicão”, adianta a imprensa nacional.

O assunto, surge após a denúncia de várias jogadoras da equipa sénior do Rio Ave, que na época 2020/2021 foram treinadas por Miguel Afonso, acusando-o de assédio sexual, notícia que faz manchete na edição de hoje do jornal O Público, ao apontar o caso como o primeiro do género em Portugal a ser do conhecimento geral.

Miguel Afonso, que orientou o futebol feminino do Amorim na temporada 2019/2020, e que atualmente treina o Famalicão, terá trocado “mensagens íntimas com várias jovens entre os 18 e os 20 anos do plantel de futebol feminino do Rio Ave”, noticia o jornal diário, o qual acrescenta que o treinador “confrontado com a situação negou, mas acabou por sair do clube”.

Entre outros relatos, O Público escreve que “as mensagens terão começado logo na pré-temporada 2020-21, com a chegada de Miguel Afonso para orientar a recém-formada equipa sénior de futebol feminino do Rio Ave. Terá questionado, por exemplo, as jogadoras se gostavam dele fisicamente e se queriam perder peso”.

Desde julho que os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol preveem punições para casos de assédio.  Esta manhã a rádio Antena 1 adianta que o Conselho de Disciplina da FPF vai abrir um inquérito à situação.