Jorge Machado, ao centro na foto, foi anunciado na tarde de domingo, candidato da CDU (Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV) à presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O poveiro militante do PCP repete as candidaturas de 2009 e 2021.
Na apresentação, que decorreu no Museu Municipal, o candidato afirmou “que a CDU é a verdadeira alternativa ao executivo do PSD”, e apontou como uma das prioridades o investimento no Hospital da Póvoa, “que não teve qualquer investimento e está degradado”. E acrescentou: “A CDU conseguiu com que fossem alocadas verbas no Orçamento de Estado, mas o PS, enquanto Governo cabimentou a verba e o PSD não tirou o dinheiro da gaveta”.
Para Jorge Machado, o problema da habitação “exige uma resposta pública, com mais e melhor habitação e a custos controlados. Este problema exige bem mais do que o atual executivo tem feito”. O candidato também especificou que “há uma ausência de investimento na cultura”, entre outras propostas.
Com Jorge Machado, estão João Martins (à esquerda na foto), cabeça de lista da força política à Assembleia Municipal, e Miguel Andrade (à direita na foto), candidato nº 1 à Junta de Freguesia da Póvoa. Para já não há garantias que a CDU se apresente candidatos a todas as 12 juntas do concelho poveiro. Alfredo Maia, nº 1 da CDU no distrito do Porto nas eleições legislativas de 18 de maio, esteve presente na sessão, que contou com mais de 60 apoiantes.
Jorge Machado é o terceiro candidato à presidência da Cãmara Municipal da Póvoa de Varzim, depois de já serem conhecidos os nomes de João Trocado, pelo PS, e Andrea Silva, do PSD, anunciados em dezembro e janeiro, respetivamente. Mais pormenores na edição do jornal da próxima quarta-feira, 16 de abril.