Duas jovens, de 13 e 15 anos, residentes na Póvoa de Varzim, foram resgatadas do mar, na Praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, na tarde desta terça-feira, 8 de abril. O alerta foi às 15h30 e no local estiveram alguns meios de salvamento.
A Comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins, explicou ao MAIS/Semanário que uma das jovens foi resgatada com mais facilidade, sendo que a segunda foi levada pela corrente para mais longe. O salvamento desta segunda jovem foi conseguido através da mota de água da Estação Salva-Vidas da Polícia Marítima.
Uma destas jovens, com 15 anos de idade, foi transportada para a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, por ter estado em maior aflição, e estará em observação.
Mónica Martins que esteve no local, apelou para o perigo do mar, justamente nesta altura do ano. “Ainda estamos com o mar de inverno e não estamos na época balnear”, logo há que ter maior precaução e respeitar as “várias sinalizações, como as que estão na Praia da Lagoa, para não entrar no mar”, e reforçou ainda de que “as correntes de retorno estão fortes e é necessário ter em atenção a sinalização ao longo da costa”.
Para terminar a Comandante sublinhou que o facto de haver sempre um nadador salvador a fazer patrulhas quer na Póvoa, quer em Vila do Conde “e isso é só uma proteção residual, porque não há uma assistência tão rápida como na época balnear”.
No local estiveram, para além da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim, e dos nadadores salvadores ‘Os Golfinhos’ e os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.