Jovens tinham férias marcadas em Marrocos. Depois do sismo, foram na mesma, mas para ajudar

0
1390
Foto: @ajuda.hoje

Elementos do grupo solidário Ajuda Hoje, projeto de Vila do Conde, deslocaram-se na passada sexta-feira a Marrocos de maneira a prestar auxílio às vítimas do sismo de dia 8. Lembre-se que, segundo os últimos números oficiais publicados na passada quarta-feira, o terramoto provocou 2.946 mortos e 5.674 feridos.

Como explicou ao MAIS/Semanário a presidente do Ajuda Hoje, Jéssica Carvalho, o grupo que se deslocou a Agadir é composto por dois elementos do projeto – a presidente Jéssica e a tesoureira Catarina Santos – e por outras pessoas que “estão aqui para ajudar”.

“Nós tínhamos umas férias marcadas para cá entre amigas do Ajuda Hoje. Depois, quando surgiu o terramoto, decidimos vir na mesma, mas com o propósito de ajudar o povo de cá invés de fazer férias”, conta.

O grupo esteve até terça-feira em terras marroquinas. Em colaboração com a Fundação de Agadir, “selecionamos roupas doadas e separamos por idades e género para eles levarem até ao Atlas Montanhoso. Compramos produtos essenciais, comida, higiene, bens essenciais para as crianças, utensílios para aquecer água, bacias… porque as pessoas estão a dormir em tendas”, indicam.

Nos últimos dias, o Ajuda Hoje, em parceria com o Porto Solidário, esteve a fazer uma angariação de fundos “para a compra de bens essenciais para distribuir pelas famílias desalojadas e que tanto precisam de apoio”.