O executivo da Junta da Estela, liderado por Vitor Correia, homenageou os quatro presidentes que estiveram à frente da junta de freguesia, entre 1976 e 2021. O reconhecimento foi realizado, na noite de quinta-feira, na sessão de abertura das comemorações dos 882 anos da existência da localidade.
Na cerimónia, Vitor Correia explicou o gesto da homenagem pela atual junta, com o merecimento e reconhecimento dos estelenses.
Assim, o salão nobre da junta passa a ter 4 quadros, que estão ao lado do benfeitor Manuel Martins Felgueiras, que doou o edifício da escola à freguesia. Assim, foram homenageados José Alberto Moreira Araújo, que presidiu à junta entre 1976 e 1978, Manuel Eiras dos Santos de 1979 a 1989, Adelino Miranda da Costa, entre 1990 e 2009, e José Armandino Domingues, de 2010 a 2021.
A celebração dos 882 anos da Estela prosseguem este sábado, dia 9 de julho com as seguintes atividades no Parque Lúdico da Estela. Às 10h, o Grupo de Jovens Seguidores de Cristo vão promover um Peddy-paper. A partir das 13h, há arraial, com almoço pela Associação Juvenil da Estela e Clube de Caçadores, jogos tradicionais pelo Grupo de Jovens e Clube Galgueiro de Contriz, e espetáculos de ComTradição e Minho D’Ouro.
Às 19h, será celebrada uma missa campal. O dia comemorativo termina na sede do GDCR Senhora do Ó, com a cerimónia solene de encerramento às 21h30. Atuam o grupo de dança FunkyArt do GDCR Senhora do Ó e o Grupo Estela Independente, bem como a Associação Cultural e Recreativa Estelense, com um espetáculo de poesia. Será também entregue a Carta de Couto a uma personalidade da freguesia.
Na foto, atual equipa que lidera a junta da Estela junto dos quadros onde estão os antigos presidentes. Fotos José Alberto Nogueira