Junta de Rates agracia Aires Pereira e Rancho Folclórico com medalha de ouro da Freguesia (fotos)

0
2484

Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, e o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, foram distinguidos na tarde de sábado pela Junta de Rates, com a Medalha de Ouro da Freguesia, no dia em que foi assinalado o 29º aniversário da elevação da localidade à categoria de Vila.

Paulo João, presidente da Junta, justificou que o autarca foi pessoa que “ajudou no desenvolvimento de Rates”, e citou como exemplos, entre outros, a requalificação urbanística, o saneamento que chega a 90% da população e com a construção de diversos equipamentos de índole social, cultural e desportiva.

Sobre o reconhecimento ao Rancho Folclórico de Rates, que está a assinalar o seu 52º aniversário, a intenção da entrega da medalha estava prevista para há dois anos atrás, mas a pandemia da covid-19, obrigou a adiar a sua entrega. Paulo João disse que o Rancho é conhecido em todo o país, conta com participações internacionais, como “é um Rancho exemplar pelo comportamento dos seus membros com influência a nível da sociedade local”.

O edil agradeceu a distinção e pediu aos presentes que lotaram o salão nobre da Junta, “para transmitir ao povo de rates: Tem sido um enorme orgulho trabalhar convosco”. Na sua alocução, Aires Pereira referiu, ainda que “a minha ligação a Rates vem desde 1988, e que nunca seremos capazes de retribuir a confiança depositada”.

Por sua vez, José Matias, presidente da Associação que dirige o folclore em Rates, disse estar emocionado com o reconhecimento, mas quis deixar uma palavra de gratidão a fundadores e pessoas que ao longo dos 52 anos de existência do Rancho deram o seu contributo.

No início e final da cerimónia, foi cantado o hino de S. Pedro de Rates, da autoria do professor Abel Carriço, cuja letra está dedicada à cultura e história da Vila. Fotos José Alberto Nogueira.