Livro ‘Arquitectura do Bacalhau e outras Espécies’ apresentado na Biblioteca Rocha Peixoto

0
1826

No dia 17 de novembro, às 17 horas, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto vai receber a apresentação do livro ‘Arquitectura do Bacalhau e outras Espécies’ de André Tavares e Diego Inglez de Souza.

Esta sessão contará com a presença do autor Diego Inglez de Souza, e a apresentação será levada a cabo pelo jornalista e presidente da Bind’ó Peixe – Associação Cultural, Abel Coentrão.

A obra vai responder à seguinte pergunta “Qual é a arquitectura do bacalhau? É óbvio que um peixe não constrói edifícios, mas as suas características biológicas geram arquitectura. Este livro explora essa hipótese e foca-se na costa portuguesa para compreender as relações dinâmicas entre a construção em terra e a instabilidade dinâmica dos ecossistemas marinhos.
Olhando para os séculos XIX e XX, num momento em que a industrialização das pescas impulsionou grandes transformações em terra e no mar, são escrutinadas as construções e territórios associados ao bacalhau, à sardinha, ao atum, à pescada e ao polvo, peixe-galo e tamboril.
Através de várias chaves de leitura, da biologia dos animais às tecnologias da pesca e processamento do pescado, da política às práticas de consumo, é possível compreender a que ponto os peixes deram forma à construção da paisagem e do território e, em paralelo, como essa transformação aumentou a pressão ecológica sobre o mar.”

André Tavares (Porto, 1976) é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2000), e autor dos livros Arquitectura antituberculose (Faup-publicações, 2005),Os Fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009) e Duas obras de Januário Godinho em Ovar (Dafne, 2012).
Foi diretor do Jornal Arquitectos (2013-2015) e, com Diogo Seixas Lopes, curador geral da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016.

Diego Inglez de Souza (São Paulo, 1978) é arquito e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003), doutorado em História e Arquitetura pela FAU-USP e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2014). É investigador integrado no Dinâmia’CET do ISCTE-IUL.