O livro ‘Rostos da Maré – Vidas em rede entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim’ retrata 21 histórias e “desenha uma rota pelas interdependências – familiares, pessoais, profissionais – que a pesca gerou, principalmente no último século, nestes três municípios”. Foi apresentado no final de junho em Matosinhos – segue-se a apresentação em Vila do Conde, na quinta-feira, e na Póvoa de Varzim, no dia 14.
A obra, editada por Abel Coentrão, reúne “trabalho fotográfico contemporâneo, fotografias partilhadas pelos participantes” e textos das entrevistas aos 37 participantes.
“São mais de 300 páginas que trazem à tona biografias de pessoas que têm uma identidade normalmente vinculada a um lugar de nascença, mas que, por opções de vida muitas vezes ligadas ao desenvolvimento urbano e da pesca ao longo do século XX, nesta região, acabaram por construir afetos e relações que se emaranharam pelos diferentes territórios”, explica um comunicado da Área Metropolitana do Porto.
A apresentação de ‘Rostos da Maré – Vidas em rede entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim’ é acompanhada da inauguração de uma exposição “que se baseia em retratos de estúdio” dos participantes.
Em Vila do Conde, a apresentação está marcada para as 17h de dia 7 de julho, no Centro de Memória. Na Póvoa de Varzim, será realizada no dia 14, às 18h, no Centro Coordenador de Transportes.
‘Rostos da Maré – Vidas em rede entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim’ foi concebido pela Bind’ó Peixe – Associação Cultural e coproduzido pela ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, que editará a obra.
Correção: A sessão de apresentação do livro ‘Rostos da Maré’ em Vila do Conde realiza-se às 17h do dia 7 de julho, e não do dia 8 de julho, como inicialmente foi noticiado.